quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

FEITIO É ENTREGA E EDUCAÇÃO

Entre 12 e 15 de novembro de 2009, a Igreja Céu do Cerrado de Palmas TO realizou seu segundo grande feitio deste ano. Na oportunidade, todos os irmãos que participaram puderam contar com as presenças especialíssimas de Nilton Caparelli, da Sec. Internacional do IDA/CEFLURIS, e de Fernando LaRoque, da Igreja Céu do Planalto de Brasília.
Segundo Caparelli, os trabalhos tiveram que começar com um dia de atraso em virtude de uma pequena demora na chegada do jagube de Belém, mas isso não significou nenhum prejuízo para todo o processo, pois com a dedicação de todos, logo o trabalho entrou no ritmo e tempo previstos.
Quando questionado sobre sua estadia em Palmas Caparelli respondeu: “Cheguei a Palmas no dia 11 de outubro e retornei ao Rio de Janeiro no dia 17. Foi um tempo muito bom, pois tive a oportunidade de ter um convívio mais próximo com o grupo da igreja, além de desfrutar as belezas naturais da região. Visitamos uma cachoeira muito bonita em um dos vales próximos a comunidade, onde relaxamos durante algumas horas antes do início do Feitio. [...] Foi fundamental a disponibilidade da internet para que eu pudesse continuar a realizar o meu trabalho de contatos e organização com outras igrejas e comunicação com o Padrinho Alfredo, que viajava pelo sul do Brasil. Não podia deixar de citar a boa organização e sabor da cozinha geral, onde sempre é um bom lugar para saciar a fome e relaxar com as conversas do dia a dia.” Com uma descrição assim, é difícil não se animar pra conhecer a comunidade do céu do cerrado, não é verdade?
Voltando a falar um pouco mais sobre o trabalho do feitio, Caparelli foi sucinto e muito elogioso ao afirmar que “Sobre o feitio do Santo Daime, devo dizer que esteve à altura dos ensinamentos do Mestre Irineu, Padrinho Sebastião e Padrinho Alfredo.” O que nos deixa muito felizes, pois dentre outros aspectos, isso significa que estamos no caminho certo para “cumprir realmente a doutrina”.
Diante da possibilidade de eu abrir um “parêntesis” durante esse contato com o Caparelli, não pude deixar de pedir pra que ele falasse um pouquinho sobre o trabalho das mulheres. Já que durante os dias de feitio não tivemos tantas quantas oportunidades gostaríamos, para conversar e aprender com sua presença. Então, sobre esse ponto Caparelli disse que “o trabalho das mulheres foi muito bom, tanto na limpeza das folhas como na organização da alimentação. E também na participação do trabalho espiritual, onde desempenharam muito bem a apresentação dos hinários da Nova Era, do pad. Alfredo, e de parte do hinário do Fernando La Roque, que esteve presente abrilhantando o nosso encontro com a sua simplicidade e seu conhecimento.” É isso aí irmãs, força feminina presente e chegando pra agregar com tudo o que lhe é singular.
Finalmente, Caparelli encerrou seu depoimento dizendo que: “Vivemos em Palmas momentos muito gratificantes da nossa Doutrina, pois o Feitio do Santo Daime é uma síntese do nosso trabalho espiritual, pois junta toda a irmandade em união, para cantar e produzir o nosso sacramento, incluindo a concentração, o hinário, os ensinamentos e os aprendizados de entrega e educação que vão nos dando o conhecimento para a nossa graduação na vida espiritual e material. Queria aproveitar para agradecer a acolhida e o carinho como fui recebido e espero que possamos estar juntos em outras oportunidades de feitio trabalhando juntos para aprofundarmos as nossas amizades”.
Belas palavras, traduzindo e coroando a experiência daqueles dias, onde tivemos as oportunidades de, ensinar e aprender a se entregar, e de educar e sermos educados. Quem poderá negá-lo?
Com certeza toda a irmandade do céu do cerrado continuará trabalhando com muito amor para que nos próximos anos estreitemos os laços de nossas amizades.

3 comentários:

Daniela Leal disse...

Isso aí, Jana!Bom trabalho
bjk

Unknown disse...

O feitio de novembro foi o terceiro, não o segundo... No mais, ficou ótimo!!

Maria Leal dos Santos disse...

pq esse blog está parado gente ?