quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Concentração do dia 15 de Janeiro.


No dia 15 de janeiro foi realizado na igreja Céu do Cerrado o primeiro trabalho de Concentração deste ano de 2011. Trata-se também da Concentração que sucede a entrega dos trabalhos, portanto, constitui-se um importante momento de reflexão sobre o ano vindouro e em como será nossa conduta doutrinária em mais este período que se inicia. 
Este ano a Igreja completará 9 anos de idade, sendo que esta primeira Concentração demarca o primeiro encontro realizado na casa dos atuais dirigentes Daniela e Gustavo há exatos noves anos atrás.
Esse trabalho do Santo Daime é, muitas vezes, aconselhado como sendo o trabalho ideal para o neófito na doutrina. Isso talvez se deva, porque a concentração e a meditação são atividades privilegiadas nele, que conta com pausa para o silêncio que costuma durar entre duas horas e quarenta minutos. A definição desses dois momentos fundamentais oferecida pelo caderno de “Normas de Rituais CEFLURIS” pode dar uma boa dimensão da natureza dessa celebração espiritual:
“A Concentração se divide em duas etapas:
a) Concentração propriamente dita que consta da disciplina da mente em abolir os pensamentos, associações de idéias e impressões do dia-a-dia, a fim de se focalizar num único ponto. Nela treinamos a atenção e a introspecção, para que a mente ao invés de se tomar um foco de distração, seja um instrumento útil a serviço do trabalho espiritual.
b) Meditação - Estágio superior de concentração onde dentro da força da corrente, da energia espiritual das mentes elevadas e da proteção dos nossos guias espirituais se busca experimentar um estado contemplativo, estático, sereno, e sem pensamentos, onde procuramos fundir o observador, o observado e o ato de observar.”
Sendo assim, não se engane quem achar que se trata de uma trabalho menor dentro do conjunto de rituais da doutrina do Santo Daime. Na verdade, a Concentração é um dos rituais mais importantes para o desenvolvimento espiritual do fiel, pois ela proporciona grande compreensão e entendimento, muitas vezes dificeis de serem alcançados no dia a dia, ou mesmo assimilados.
Também podemos encontrar referências ao significado do trabalho de Concentração dentro dos ensinamentos que os hinos nos trazem. Há um hino da “Baixinha”, por exemplo, intitulado Concentração que é bem ilustrativo e diz:
A Concentração você não quer fazer
Porque ela mostra
O que você não quer ver

Vejam o que estão fazendo
Correndo da verdade
É assim que todos faz
Dizendo que estão com Cristo
Não sabem onde Ele está

Firma a sua mente
Abra seu coração

Se liberta pecador
Saia do mundo de ilusão

Se entrega a seu Cristo
Pela sua libertação

Que esta verdade é pura
Entre a morte e a loucura
Está o Cristo verdadeiro.

No último sábado na igreja Céu do Cerrado a irmandade voltou a se reunir para o trabalho de todo dia 15 e 30 de cada mês, correndo atrás da verdade. Na ocasião, deu-se naturalente mais um encontro das mulheres do cerrado, afinal as irmãs estavam presentes “em peso”. 



por Janaína Capistrano

Nenhum comentário: